Seja bem-vindo ao blog do Izolete! Ele é essencialmente educativo, foi construído com o objetivo de divulgar as atividades realizadas em nossa escola.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Primeiros anos constroem bonecos com tampinhas de garrafas PET e refletem sobre o lixo no meio ambiente

Bonecos de tampinhas de garrafas PET
Turmas: 1ºs anos
Professoras: Francis Uliano e Gisselda Klaumann 

Objetivo: trabalhar o corpo humano, as cores, a matemática, a coordenação viso-motora e motora fina, estimular a criatividade e a imaginação e refletir sobre o lixo no meio ambiente.


Desenvolvimento: os alunos juntaram tampinhas de garrafa PET, escolheram um tema para a construção do boneco, estudaram os conteúdos abordados, produziram o boneco e brincaram bastante.

Segundo a professora Gisselda, desde o início do ano, os alunos foram estimulados a juntar tampinhas de garrafa de refrigerante e também de amaciante para construir um boneco. Nesta fase a família colaborou muito.

Ao mesmo tempo em que os bonecos foram construídos, os conteúdos foram sendo abordados: observação das três partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros); relação de quantidade; tempo de decomposição do material plástico no meio ambiente; escolha de temas para a construção dos bonecos (cores do uniforme escolar, time ou cantor preferido, super-heróis, princesas...)
Depois dos bonecos prontos, o combinado foi que eles ficassem na escola por uma semana para brincarem com os colegas. Segundo a professora Gisselda,  “...algumas crianças ficaram tão ansiosas que até choraram para levar o boneco para casa antes do combinado.”
Veja mais fotos na galeria de fotos 2012 - Bonecos de tampinhas PET 1º anos.

Um comentário:

Gisselda disse...

Regina você é única, a matéria dos bonecos ficou ótima.
Grata pela dedicação e por compartilhar seus saberes.
Beijos Gi